Passo a passo para manter sua piscina limpa
O primeiro passo para limpar a piscina é realizar a limpeza de toda a parte externa da piscina.
Isto inclui a borda da piscina, o deck, e todo o entorno da piscina.
Fatores como o vento, a presença de plantas e a circulação de pessoas e animais pode causar um grande acúmulo de sujeira na parte externa da piscina.
Dessa forma comece limpando essa parte, sempre no sentido da borda da piscina para fora, com o objetivo de não deixar que a sujeira caia na piscina.
Neste primeiro passo, tenha em mente que para limpar cada tipo de material (madeira, mármore, pedras, etc.) existe um produto específico.
O segundo passo para limpar a piscina é realizar a limpeza do skimmer (comumente chamado de coadeira) e do pré-filtro da motobomba da piscina.
A coadeira ou skimmer é um dispositivo que fica na lateral da piscina captando a sujeira que por ventura caia na superfície da água.
Caso a piscina tenha esse dispositivo, é necessário esvaziar o depósito de sujeira do skimmer manualmente e mantê-lo sempre limpo.
O pré-filtro da motobomba, assim como o skimmer, deve ser limpo manualmente.
Lembre-se de desligar o sistema de filtração e fechar os registros necessários antes de abrir o compartimento do pré-filtro!
O terceiro passo no tratamento de uma piscina é a peneiração.
Trata-se da limpeza de toda a superfície da água.
Com a ajuda de um cabo telescópico equipado com uma peneira cata-folhas na ponta você deve retirar toda sujeira que esteja na superfície da piscina.
Retire folhas, insetos, galhos e todos os resíduos que estiverem boiando na piscina.
O quarto passo para limpar a piscina é a escovação.
Trata-se da limpeza de todo o revestimento da piscina.
Esta etapa serve para evitar a formação de manchas e o acúmulo de algas, fungos e bactérias nas superfícies da piscina, ou seja, nas paredes e no fundo.
Para escovar a piscina, utilize apenas escovas macias, independente de qual for o revestimento de sua piscina, se ele for azulejo, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, madeira, não importa!
O quinto passo na limpeza de uma piscina é a aspiração.
Aspirar a piscina é uma das tarefas que exige mais paciência e experiência do piscineiro.
Depois da escovação da piscina, verifique a necessidade de utilizar um decantador na piscina.
Se precisar, jogue o decantador na piscina seguindo sempre as instruções do rótulo, aguarde o tempo necessário para que ocorra a decantação da sujeira e comece a aspiração.
Geralmente deve-se aguardar pelo menos 12 horas para que o decantador faça efeito e a piscina esteja pronta para ser aspirada.
Para aspirar a piscina, conecte a mangueira no dispositivo de aspiração que fica na lateral da piscina de maneira que não fique nenhuma bolha de ar dentro da mangueira.
Para que a aspiração seja eficiente, dentre os registros de sucção, apenas o registro da aspiração deve estar aberto, devendo todos os outros da mesma linha estarem na posição “fechado”.
Pelo menos um dos dispositivos de retorno deve estar “aberto” de modo que a água aspirada retorne para a piscina.
Observe também as orientações quanto a posição da chave do filtro.
Caso você aspire filtrando, lembre-se de proceder com a limpeza da areia do filtro conforme orientação do fabricante ok?
A aspiração da piscina deve ser realizada lentamente para que a sujeira decantada não volte a ficar em suspensão na água.
Preste atenção aos cantos da piscina pois são locais onde geralmente a sujeira costuma acumular mais facilmente e em maior quantidade.
Principalmente nestes pontos, qualquer movimento brusco na hora da aspiração poderá comprometer todo o trabalho!
Quando finalizar a aspiração da piscina tome cuidado ao remover a mangueira do dispositivo de aspiração pois parte da sujeira pode ter ficado retida dentro da mangueira e cair novamente dentro da piscina.
Então coloque pra fora da piscina as duas pontas da mangueira antes de removê-la de dentro da água.
O sexto passo na limpeza de uma piscina é o tratamento químico da água, incluindo a cloração, o controle do pH da piscina e o controle da alcalinidade.
Neste ponto começaremos o tratamento químico da piscina, afinal de contas nem toda a sujeira da piscina é visível aos olhos.
Meça a alcalinidade da piscina e se necessário corrija-a.
Em seguida meça o pH da piscina e se necessário corrija-o.
Assim como o parâmetro anterior, escrevemos um artigo que lhe dará base para esta parte do tratamento químico da água.
O cloro específico para o tratamento da piscina é o que desinfeta a água matando os micro-organismos que podem ser nocivos à nossa saúde.
Quando dissolvido na água, ele funciona como bactericida, germicida, fungicida, algicida e algistático, enfim, é indispensável para que a piscina tenha uma água em condições de banho.
NUNCA DEIXE DE LER atentamente o rótulo do cloro e siga à risca as orientações do fabricante em relação a quantidade e modo de aplicação na sua piscina.
Lembre-se também que o cloro granulado sem diluição prévia em água ou pastilhas de cloro jogadas diretamente na piscina podem manchar e danificar irreversivelmente os revestimentos de vinil e fibra de vidro!
Pronto. Esperamos que com este manual passo a passo de como limpar a piscina, você tenha uma base para cuidar de sua piscina com mais tranquilidade e segurança.
Aqui nós falamos apenas o básico do tratamento de piscinas.